ÁREAS DE ATUAÇÃO
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
A Resolução do Conama 237/97 traz o seguinte conceito de licenciamento ambiental: Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras; ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.
Por procedimento, entende-se um encadeamento de atos que visam a um fim – a concessão da licença ambiental. Esse procedimento é conduzido no âmbito do Poder Executivo, na figura de seus órgãos ambientais, nas várias esferas, e advém do regular exercício de seu poder de polícia administrativa.
O licenciamento é composto por três tipos de licença: prévia, de instalação e de operação. Cada uma refere-se a uma fase distinta do empreendimento e segue uma sequência lógica de encadeamento.
Tipos de estudos e projetos ambientais desenvolvidos:
-
Declaração de Conformidade Ambiental - DCA
-
Relatório Ambiental Prévio – RAP
-
Estudo Ambiental Simplificado – EAS
-
Estudo de Impacto Ambiental – EIA
-
Estudo de Conformidade Ambiental – ECA
-
Projeto de Gestão de Resíduo da Construção Civil – RCC
-
Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD
-
Projeto de Supressão Vegetal
-
Projeto de Corte Eventual de Árvores
-
Projeto de Retificação de tubulação de Curso d’água
-
Plano de Controle Ambiental - PGA
PROJETO ARQUITETÔNICO
Projeto arquitetônico é um processo pelo qual uma obra é concebida e documentada para a sua perfeita execução.
É dividido em 4 etapas: inciando pelo estudo preliminar, com a entrevista ao cliente e visita/coleta de dados do local, em seguida procede-se o ante projeto, onde são avaliadas questões de engenharia.
Na etapa seguinte, procede-se a aprovação do projeto junto a prefeitura e o processo é finalizado com a etapa obra, onde são desenvolvidos detalhes e lançados os projetos de engenharia.
Tipos de projeto arquitetônico desenvolvidos:
-
Residência Unifamiliares
-
Residência Multifamiliar
-
Comercial
-
Interiores
-
Condomínios Verticais
-
Condomínios Horizontais
ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA
Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, tem o papel de avaliar os impactos positivos e negativos que empreendimentos produzem em relação à qualidade de vida da população residente no entorno do mesmo.
É um dos instrumentos de planejamento urbano, estabelecido pelo Estatuto da Cidade e regulamentado pela Lei Federal 10.257/01.
Tipos de estudos e laudos que podem ser parte integrante do EIV:
-
Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV
-
Laudo de Vizinhança
-
Relatório de Impacto de Trânsito – RIT
-
Estudo de Tráfego
-
Estudo de Capacidade
-
Laudo Ruído
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
Com o objetivo de subsidiar informações necessárias para regularizações rurais e urbanas, desenvolvemos o levantamento topográfico como atividade relacionada aos seguintes serviços:
-
Desmembramento e Unificação de Lotes
-
Retificação de Área
-
Projeto de Terraplenagem
PROJETO DE
ACESSIBILIDADE
a Acessibilidade espacial, que tratam os projetos de arquitetura diz respeito não só à forma como se chega a um lugar, mas também ao modo como a pessoa se orienta e se compreende em determinado espaço.